PIÓDÃO – A ALDEIA “PRESÉPIO”

Piódão faz parte das aldeias históricas de Portugal. Fica no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, tendo cerca de 60 habitantes.

Vista de longe as suas habitações formam a figura de um presépio de Natal, o que lhe dá ainda mais encanto.

Esta aldeia tem como principal característica as casas serem construídas em xisto, com telhados feitos de lousa. As janelas e portas estão pintadas de azul. Por cima de muitas portas existem pequenas cruzes de madeira, feitas com base numa crença religiosa, pedindo proteção de bens e para que a vida dos seus habitantes corra bem.

Mal se chega à praça principal dá-se de caras com uma praceta onde fica o posto de turismo, cafés com bancadas no exterior a venderem produtos típicos da terra, tais como: broa de batata, queijo da serra, licores…

Para mim, destoa da paisagem um restaurante construído em traça moderna…

A VISITAR:

Igreja Matriz

Esta igreja fica na praça principal e tem como padroeira a Nossa Senhora da Conceição e é aqui que todos os domingos a população vai assistir à missa.

Capela de São Pedro

Esta capela fica no meio da aldeia e tem como santo padroeiro o São Pedro, que é o padroeiro do Piódão.

Fonte dos Algares

Esta fonte era o ponto de abastecimento da aldeia, mas hoje serve para refrescar os turistas e os habitantes locais.

Eira Comunitária

Na parte superior da aldeia existe uma eira comunitária, que no século passado era usada para trabalhar o milho e o centeio.

Centro Interpretativo da Arte Rupestre

Na localidade de Chãs de Égua existe o centro interpretativo da arte rupestre, que constitui um importante ponto de partida para a análise de quase uma centena de rochas gravadas.

Núcleo Museológico do Piódão

É o local ideal para recolher mais informações sobre esta aldeia histórica: desde a sua história, ao artesanato, passando pelas tradições. Ou até questões mais práticas, tais como onde ficar a dormir ou onde comer.

Praia Fluvial

Existe uma praia fluvial com zona de laser e arborizada à volta, que costuma estar muito povoada no Verão.

Praia Fluvial de Foz de Égua

Para mim este é um dos sítios mais bonitos da aldeia e também um dos mais concorridos, principalmente no Verão. A água fresca, limpa e numa envolvente paisagística maravilhosa, são a combinação perfeita.

Dormida

Recomendo ficar alojado no Inatel, porque é um hotel com todas as comodidades e com uma vista sobre a aldeia muito bonita.

Pratos típicos

A comida típica são trutas grelhadas e chanfana. Estava relutante em experimentar, porque não são pratos que me atraiam, mas fiquei rendida à chanfana feita num dos restaurantes da aldeia.

Com não adorar o Piódão e as suas esquinas encantadoras???

#Aldeirahistórica #arganil #árvoredenatal #blog #blogger #chanfana #fozdégua #historicalvillage #inatel #norte #piódao #portugal #rupestres #travel #truta #viajar #wander #wanderlust #instatravel #travelblogger

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2018 website CRIADO E DESENVOLVIDO por MIGUEL LEITÃO _ MIKAS®

Todos os direitos reservados.

AVISOS LEGAIS

CONDIÇÕES DE VENDA

LEI ORGÂNIA DE PROTEÇÃO DE DADOS

FREE MIND TRAVEL

Lisboa, Portugal

freemindtravel.com

RNAVT

7066

  • FREE MIND TRAVEL
  • Facebook Free Mind Travel
  • Free Mind Travel