November 16, 2017

November 16, 2017

Please reload

Posts Recentes

ATLANTIS, O RESORT QUE DESAFIA OS SEUS LIMITES

October 28, 2017

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

É NATAL!!! AS TRADIÇÕES PELO MUNDO

November 16, 2017

 

O Natal começou a ser celebrado no século IV após um estudo sobre qual seria a data de nascimento de Jesus Cristo, tendo ficado estabelecido o dia 25 de Dezembro.

 

Mas nem todos celebram esta data religiosa e vamos perceber um pouco disso ao dar a volta ao mundo.

 

Eu como portuguesa de gema sigo todas as tradições, exceto a ida à missa do galo, de resto como tudo o que manda a tradição e abro os presentes à meia-noite. Já no dia 25 come-se cabrito com a família novamente à volta da mesa. A tarde é passada a ver filmes e a jogar ao bingo. Já de noite, com a barriga quase a rebentar, é hora de tomar um chá e rezar que não se tenha engordado muitos quilos…

 

 

Cá por casa o Natal é assim, mesa cheia e sem descurar pormenores

 

 

PORTUGAL

 

Em Portugal o Natal é uma época festejada com fervor, se bem que a parte religiosa da data se começa a perder. Dia 24 as famílias juntam-se à mesa para a Consoada, que costuma ser celebrada com bacalhau cozido. Após a refeição há quem siga a tradição católica de ir à missa do galo. Pela meia-noite abrem-se os presentes ou há quem opte por abri-los na manhã do dia 25. E é no dia 25 que o almoço é regado de boa conversa, de borrego ou cabrito, com muitos doces típicos à mistura: azevias, sonhos, rabanadas, bolo-rei, filhoses, tronco de natal…

 

 

Fotos: Helder Rosa; natal.com.pt;1001ideias.pt; mytaste.pt

 

ESPANHA

Para os meus vizinhos espanhóis, o mais importante é a montagem do presépio. A celebração da quadra começa no dia 22 de Dezembro, quando se realiza o sorteio da lotaria de Natal, um dos sorteios mais conhecidos mundialmente. Na noite de 24 para 25, à meia-noite, acendem uma vela ao lado do menino Jesus, mas as crianças só abrem os presentes no dia 6 de Janeiro, que são entregues pelos três reis magos em vez do Pai Natal.

 

Fotos: jornaldonordeste.com

 

FRANÇA

 

França também vibra com o Natal e as ruas ficam decoradas com requinte. Em casa faz-se a troca de prendas e as famílias reúnem-se para cear. Os franceses têm a tradição de deixar a queimar um tronco de madeira na noite de Natal.

 

Foto: blog.francedc.org

 

 

ESTADOS UNIDOS

 

Os norte-americanos levam a sério a quadra natalícia e as suas iluminações são as que mais dão nas vistas. Abrem as prendas na manha do dia 25 de Dezembro e reúnem a família à hora de almoço, onde servem o tradicional Perú de Natal.

 

Foto: newyorkguest

 

 

AUSTRÁLIA

 

Na Austrália o Natal é comemorado em pleno Verão o que leva muitos australianos a irem na véspera para a praia fazer um piquenique. A decoração das casas é à base de plantas e flores e nem os típicos pratos tradicionais faltam; peru, presunto e pudim de ameixa.

 Foto: thejournal

 

 

CHINA

 

Em Hong Kong o Natal é conhecido como Ta Chiu, uma cerimónia de renovação e paz. Uma das tradições com mais expressão é o queimar de papéis com os nomes dos moradores da região, na esperança de que o papel chegue até ao céu. As casas são enfeitadas com lanternas de papel, flores e árvores de Natal. Mas como a maioria dos chineses não é cristã, a maior celebração do Inverno é o Ano Novo chinês, no fim de Janeiro.

 

COSTA RICA

 

Neste país o mais importante é o presépio e as famílias costumam ter grandes presépios em casa. Dia 15 de Dezembro celebra-se na capital o Festival de la Luz, um desfile com carros cheios de luzes e cores.

 Foto: lanuevavozlatina

 

 

FILIPINAS

 

Os filipinos começam a celebrar o Natal dia 16 de Dezembro com a ida a uma missa religiosa, onde se fala do nascimento de Cristo. Esta missa realiza-se de hora a hora, para que todos tenham oportunidade de assistir.

 Foto: Getty Images

 

 

FINLÂNDIA

 

Aqui tudo “respira” Natal, até porque se tem a possibilidade de ir à Lapónia ver a terra do Pai Natal, onde o mesmo se encontra e onde chegam cerca de 700 mil cartas com pedidos de presentes de todo o mundo. A tradição deste povo assenta em visitar cemitérios para homenagear os entes já falecidos.

                                                    Foto: rediff.com

 

 

HOLANDA

 

Neste país existe uma polémica tradição: a festa do “Pedro Preto” (Zwarte Piet), que seria o ajudante negro do Pai Natal. As pessoas pintam as caras de preto a 5 de Dezembro e desfilam nas ruas. O São Nicolau chega de barco, durante o mês de Novembro a Amesterdão e desfila pela cidade.

 Fotos: deathandtaxesmag; colorszine

 

 

INGLATERRA

 

Os ingleses levam as tradições muito a sério. Já comemoram o Natal há mais de mil anos e fazem questão de reunir toda a família na hora da ceia.

Foto: zimbio.com

 

 

IRAQUE

 

Apesar de existirem poucos cristãos residentes no país, os que existem cumprem algumas tradições, tais como: ler a bíblia em família. Também têm por hábito receber a bênção do padre e reunir-se no quintal a ouvir histórias do nascimento de Jesus.

 Foto: Reuters

 

 

MÉXICO

 

O mais tradicional são as “posadas”, festas típicas em que se conta a história de José e Maria, desde dia 16 até 24 de Dezembro. É nesta altura que se parte a Pinata, um pote cheio de doces, suspenso por uma corda, que as crianças de olhos vendados tentam parti-lo com um pau.

 Foto: eldeforma.com

 

 

PALESTINA

 

Aqui a tradição é levada muito a sério, pois reza a história de que foi na cidade de Belém que nasceu Jesus Cristo, comemorado com uma peregrinação até à Basílica da Natividade. Os peregrinos “adoram” um berço, que acreditam ser o berço de Jesus e que só é montado na noite de 24 para 25 de Dezembro. Após a missa, os peregrinos são presenteados com uma ceia de pão preto e vinho.

 Fotos: Darko Tepert; Jason Harman

 

 

RÚSSIA

 

Aqui o Natal é comemorado a 7 de Janeiro, já que durante o regime comunista, as árvores de natal foram banidas e substituídas por árvores de Ano Novo. É comum orar e jejuar dia 6 de Janeiro. Só depois da primeira estrela aparecer no céu é que as famílias se juntam para uma grande refeição.

 Foto: NolandTravels

 

 

VIETNAME

 

As famílias cristãs vão à missa na véspera e juntam-se para jantar. As crianças deixam os sapatos na rua com a esperança de receber presentes na manhã de 25 de Dezembro.

 Foto: Trang Chu

 

 

Apesar de serem muitas as formas de celebrar o Natal pelo mundo, em comum têm a união da família, porque esta época é mesmo isso: estar com os que amamos e com eles partilhar esta quadra festiva.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga